Entorno Hoje

Vacinação contra a gripe é reforçada no Entorno com apelo à prevenção coletiva

Com casos de doenças respiratórias em alta, Secretaria do Entorno quer ampliar cobertura vacinal e lembra: imunização está disponível para toda a população a partir de seis meses.
A vacina é segura, gratuita e está disponível nos postos de saúde. Prevenir é um ato de cuidado coletivo.
A vacina é segura, gratuita e está disponível nos postos de saúde. Prevenir é um ato de cuidado coletivo.

A Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) intensificou, neste mês, a mobilização pela vacinação contra a gripe nos municípios da Região Metropolitana. Com o inverno e o aumento de casos de doenças respiratórias, a pasta reforça a importância da imunização como medida essencial de proteção à saúde pública.

A campanha tem como meta vacinar ao menos 95% das pessoas que integram o grupo de risco — idosos, gestantes, puérperas, crianças de até seis anos e pessoas com comorbidades —, mas a dose está liberada para todas as pessoas com mais de seis meses de idade, gratuitamente, nos postos de saúde.

Segundo dados da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES-GO, só em 2025 já foram registrados 1.716 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 41 mortes na região do Entorno. “A vacina é segura, gratuita e está disponível nos postos de saúde. Nosso papel, enquanto gestão, é apoiar os municípios e lembrar à população que a prevenção também é uma responsabilidade coletiva”, afirma o secretário do Entorno, Pábio Mossoró.

Vacinação contra a gripe segue disponível para toda a população a partir de seis meses de idade, como medida essencial de prevenção coletiva.

Hoje, a cobertura vacinal entre os grupos prioritários está em cerca de 33%. O objetivo, segundo a secretaria, é ampliar esse número com o engajamento de toda a sociedade. “Cuidar da saúde não é só construir unidades, mas garantir acesso à proteção. A vacinação é parte disso. Precisamos da mobilização de todos”, disse Mossoró durante a reinauguração da UPA do bairro Marajó, em Valparaíso de Goiás.

A gripe pode causar complicações graves, principalmente em crianças pequenas e idosos, ao evoluir para quadros de SRAG provocados por vírus como Influenza A e B, SARS-CoV-2, Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e Rinovírus. Em todo o estado, já são mais de 7 mil casos notificados e 439 mortes por essas causas apenas em 2025.

Além da vacina, a SES-GO recomenda cuidados complementares, como o uso de máscara em caso de sintomas, higiene frequente das mãos, boa ventilação dos ambientes e evitar aglomerações. A orientação é que a população procure a unidade de saúde mais próxima e garanta sua proteção e a de toda a comunidade.

Fonte: Secretaria do Entorno do Distrito Federal | Governo de Goiás.
Fotos: Iron Braz e Marco Monteiro.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também