Entorno Hoje

Rota do Queijo Artesanal do DF e Entorno: Um Saboroso Destino para o Turismo Rural

Saboreie o melhor do DF: explore a Rota do Queijo Artesanal e descubra queijos premiados, paisagens encantadoras e a hospitalidade do campo.
Foto: Agência Brasília.
Foto: Agência Brasília.

Que tal um roteiro turístico que une o prazer de apreciar queijos artesanais com a beleza do campo? A partir de agora, isso é possível com o lançamento da Rota do Queijo Artesanal do DF e Entorno, uma iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) em parceria com produtores locais.

Um Roteiro com Sabor de Reconhecimento

A rota reúne oito produtores pioneiros na fabricação de laticínios e criação de ovelhas e cabras, que já estão preparados para receber visitantes. Entre eles estão a Queijaria Rancharia, o Sítio Vale das Cabras, a Cabríssima, a Queijaria Walkyria, o Ateliê do Queijo, a Malunga, a Kero Mais e a Ercoara.

“O queijo vem crescendo muito no Distrito Federal, então entendemos que era o momento de lançarmos uma rota”, afirma Cleison Duval, presidente da Emater-DF. “A rota ainda está pequena, mas temos uma fila de produtores esperando para se regularizar e entrar para o mapa da Rota do Queijo Artesanal.”

O lançamento da rota foi impulsionado pelo sucesso dos produtores locais no 3º Mundial do Queijo do Brasil, realizado em São Paulo entre 11 e 14 de abril. Produtos da Cabríssima, do Sítio Vila das Cabras e da Ercoara conquistaram medalhas de ouro e bronze.

O dono da Fazenda Ercoara, situada no Entorno do DF e já integrante da Rota do Enoturismo, Erbert Correia vê no caminho dos queijos um símbolo de reconhecimento pelo esforço realizado. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília.

Mais que um Roteiro, uma Oportunidade de Crescimento

A expectativa é que entre 12 e 16 produtores passem a compor a rota em breve. “Queremos que o DF seja reconhecido como grande produtor de queijo”, acrescenta Duval.

Giovana Navarro, proprietária da Cabríssima, conta que os produtores sempre sonharam com essa rota. “A criação da rota vai ser um impulso”, defende seu marido, Aurelino de Almeida. “A Emater nos dá todo apoio técnico e financeiro para fortalecer os produtores e o processo produtivo.”

Ana Zélia Poubel, produtora da Vila das Cabras, comemora a implantação da rota. “Espero que, com a rota, a procura de visitação aumente ainda mais e que o DF realmente entenda que o nosso quadradinho tem tudo”, comenta.

A Rota do Queijo Artesanal do DF e Entorno, estruturada com os produtores locais, o setor turístico e a Emater-DF, atua na articulação e no fomento ao projeto.

Um Novo Destino para o Turismo Rural do DF

A Rota do Queijo Artesanal do DF e Entorno se junta à Rota das Uvas, lançada recentemente, para fortalecer o turismo rural na região.

A rota oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer o processo de produção de queijos artesanais, degustar produtos de alta qualidade e apreciar a beleza do campo.

A Rota do Queijo Artesanal do DF e Entorno é mais do que um roteiro turístico. É um reconhecimento do trabalho dos produtores locais e um legado para o futuro da agricultura familiar no Distrito Federal.

Fonte: Agência Brasília.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também