Entorno Hoje

População da RIDE deve atingir 4,8 milhões em 2025, aponta IBGE

Crescimento da região traz oportunidades, mas amplia desafios em transporte, urbanização e oferta de serviços públicos.
SEDF-GO

A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) poderá alcançar 4,8 milhões de habitantes em 2025, segundo estimativas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O salto populacional representa um crescimento de quase 290 mil pessoas em três anos, consolidando a região como uma das que mais avançam no país.

Infraestrutura sob pressão

O aumento populacional tem reflexo direto na demanda por obras estruturantes. De acordo com o secretário do Entorno, Pábio Mossoró, os investimentos em mobilidade, saúde, habitação e saneamento precisam acompanhar o ritmo da expansão demográfica. “A cada ano, mais famílias se instalam no Entorno em busca de moradia, mas isso precisa vir acompanhado de qualidade de vida”, destacou.

Migração para os municípios goianos

Embora Brasília concentre cerca de 2,9 milhões de habitantes, cidades goianas como Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental, Novo Gama, Luziânia, Águas Lindas e Formosa registram forte crescimento populacional. A migração para esses municípios é impulsionada, principalmente, pelo preço mais acessível dos imóveis, mas gera pressão sobre serviços públicos como educação e saúde.

Planejamento urbano e transporte

Um dos maiores gargalos segue sendo o transporte semiurbano, utilizado diariamente por milhares de trabalhadores que se deslocam até Brasília. Para Mossoró, a criação de um consórcio interfederativo entre Goiás e o Distrito Federal é fundamental para modernizar o sistema e reduzir desigualdades. A proposta prevê gestão compartilhada, mais eficiência, tarifas justas e integração de linhas.

O estudo do IBGE reforça a importância de políticas regionais voltadas ao desenvolvimento equilibrado da RIDE. A expectativa é de que o avanço populacional seja acompanhado por iniciativas que transformem a região em um polo de oportunidades, mas também em um espaço de cidadania e bem-estar social.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também