A cidade histórica de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, foi escolhida para abrir o Circuito das Cavalhadas 2025. A abertura está marcada para o dia 31 de maio, com uma programação que se estende até 14 de setembro, encerrando em Silvânia. Ao todo, 15 municípios goianos receberão o evento, que tem entrada gratuita e forte apelo cultural, turístico e econômico.
A iniciativa é coordenada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que anunciou nesta quarta-feira (21) um investimento de R$ 4 milhões para a realização do circuito. Os recursos são destinados a apoiar prefeituras e associações com montagem de estruturas, indumentárias, sinalização, segurança, divulgação e outras despesas relacionadas ao evento.
De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, o objetivo em 2025 é nacionalizar ainda mais o festejo. “Estamos apostando alto na nacionalização do nosso calendário. Queremos que as Cavalhadas sejam uma porta de entrada para que os visitantes conheçam as belezas dos nossos municípios, bem como a hospitalidade e história dos goianos”, afirmou.
Desde 2019, o Governo de Goiás já investiu mais de R$ 15 milhões no Circuito das Cavalhadas como parte de uma política de valorização do patrimônio imaterial goiano. A festa, que remonta ao século XIX no Brasil, representa as batalhas medievais entre mouros e cristãos, com 12 cavaleiros de cada lado, figurinos ricos e lutas coreografadas. Em algumas cidades, a festa ganha ainda mais cor com a presença dos Mascarados — personagens que percorrem as ruas a pé ou a cavalo, promovendo brincadeiras e interações com o público.
Confira as datas do Circuito das Cavalhadas 2025:
- Luziânia – 31 de maio
- Santa Cruz de Goiás – 7 e 8 de junho
- Posse – 7 e 8 de junho
- Jaraguá – 8 e 9 de junho
- Pirenópolis – 8, 9 e 10 de junho
- São Francisco de Goiás – 14 e 15 de junho
- Palmeiras de Goiás – 20, 21 e 22 de junho
- Hidrolina – 20, 21 e 22 de junho
- Crixás – 28 e 29 de junho
- Niquelândia – 5 e 6 de julho
- Santa Terezinha de Goiás – 19 e 20 de julho
- Cidade de Goiás – 29 e 30 de agosto
- Corumbá de Goiás – 5, 6 e 7 de setembro
- Pilar de Goiás – 6 e 7 de setembro
- Silvânia – 13 e 14 de setembro
Fonte: Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás.