A indústria goiana apresentou um desempenho expressivo ao longo dos últimos 12 meses, com crescimento de 8,7% no período. De janeiro a julho de 2024, o setor acumulou uma alta de 6,1%, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF). No comparativo de julho com o mês anterior, a produção industrial no estado avançou 1,2%, ajustada sazonalmente, mostrando resiliência e consistência.
“O crescimento acumulado ao longo do ano e nos últimos 12 meses evidencia a robustez da indústria goiana, demonstrando confiança no desenvolvimento econômico do nosso estado”, destacou o secretário de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho.
Entre os destaques, o segmento de fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias teve a maior alta em julho, com um salto de 69,7%, impulsionando o crescimento geral do setor.
Enquanto a indústria goiana continua a avançar, o cenário nacional registrou uma queda de 1,4% na produção em julho em comparação com junho. No entanto, no acumulado de 2024, o Brasil obteve um crescimento de 3,2%, e nos últimos 12 meses, a alta foi de 2,2%.
Sobre a PIM-PF
A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) fornece indicadores mensais da produção das indústrias extrativa e de transformação. O estudo permite monitorar o nível de produção ao longo do tempo e compará-lo entre diferentes regiões e setores.
Fonte: Agência Cora Coralina de Notícias.