Entorno Hoje

Governos do DF e de Goiás avançam em projeto de VLT entre Luziânia e Brasília

Secretaria do Entorno destaca consórcio entre as UFs para viabilizar o transporte ferroviário de passageiros
Foto: Divulgação / Alstom.
Foto: Divulgação / Alstom.

Os governos do Distrito Federal e de Goiás deram mais um passo nas tratativas para a implementação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entre Luziânia e Brasília. O projeto, que faz parte do Plano Nacional de Ferrovias, poderá ser viabilizado a partir da formalização de um consórcio entre as duas Unidades da Federação (UFs), conforme informado pela Secretaria do Entorno do DF de Goiás (SEDF-GO).

Nesta terça-feira (25), a secretária do Entorno do governo de Goiás, Caroline Fleury, participou de uma reunião virtual com o Ministério dos Transportes (MT). O encontro teve como pauta principal a captação de investimentos em infraestrutura para o VLT, que pretende oferecer uma alternativa rápida e eficiente para os passageiros que transitam diariamente entre as duas regiões.

A proposta do VLT está alinhada ao Plano Nacional de Ferrovias, que prevê sete iniciativas de transporte ferroviário de passageiros no país, com execução por meio de parcerias público-privadas (PPPs). Segundo Caroline Fleury, a integração entre os governos de Goiás e do DF é fundamental para destravar o projeto e garantir sua execução.

Consórcio e financiamento

A criação do consórcio foi definida na última quinta-feira (20) durante reunião entre os governadores Ibaneis Rocha (MDB-DF) e Daniel Vilela (MDB-GO) — que está no exercício do governo goiano —, além da secretária Caroline Fleury. Como primeira medida, foi acordado que os dois entes federativos irão financiar cerca de R$ 67 milhões por ano. O objetivo é reduzir o valor médio da tarifa para R$ 8, tornando o transporte ferroviário mais acessível à população.

De acordo com Caroline Fleury, o consórcio também busca acelerar a formalização dos acordos e garantir que as etapas técnicas e burocráticas sejam superadas rapidamente. “Esse é um passo crucial para que possamos tirar o VLT do papel e oferecer um transporte digno, seguro e eficiente para a população do Entorno”, destacou a secretária.

BRT em estudo

Além do VLT, está em fase de estudo técnico o projeto de um BRT (Bus Rapid Transit) entre Luziânia e Brasília. A proposta foi incluída como uma das prioridades do governo goiano no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), reforçando o compromisso com a melhoria da mobilidade urbana na região.

A expectativa é que os próximos encontros avancem nas questões técnicas e financeiras, consolidando um cronograma de execução para as duas iniciativas de transporte público.

Com esses projetos, os governos de Goiás e do Distrito Federal reafirmam a parceria para fortalecer a infraestrutura e promover soluções de mobilidade para a população do Entorno do DF.

Fonte: Metrópoles.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também