Entorno Hoje

Governo de Goiás pede apoio federal para resolver crise no transporte coletivo do Entorno

Durante inauguração na BR-050, Daniel Vilela destaca situação crítica da mobilidade na região e busca soluções em parceria com o ministro dos Transportes, Renan Filho.
Foto: Jota Eurípedes.

Na inauguração da travessia urbana da BR-050 em Cristalina (GO), nesta terça-feira (17/09), o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, chamou a atenção para a situação crítica do transporte público na Região Metropolitana do Entorno (RME), que descreveu como uma “tragédia no transporte coletivo”. Aproveitando a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, Vilela solicitou apoio para buscar alternativas que melhorem a mobilidade entre o Entorno e o Distrito Federal (DF).

O ministro dos Transportes, Renan Filho, se mostrou receptivo ao pedido e autorizou o início de um diálogo para apresentação de propostas que possam solucionar o problema. “Estamos dispostos a construir isso em parceria com os governos de Goiás e do DF”, afirmou Renan, reforçando a disposição para colaboração federal na busca de soluções conjuntas.

Vilela lembrou que, em fevereiro de 2025, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deverá realizar um novo reajuste tarifário. “Sei que a ANTT não quer, o governo do Estado não quer, e o governo federal também não quer transferir esse aumento de custo para os usuários do transporte”, ponderou.

O vice-governador também destacou a atuação do Grupo de Trabalho (GT) criado pelo Ministério dos Transportes em fevereiro deste ano, que reúne a ANTT, Infra S/A e os governos de Goiás e do DF. O GT, que tem prazo para conclusão até novembro de 2024, discute alternativas para o transporte semiurbano na região, e há um consenso sobre a necessidade de uma governança compartilhada para solucionar o impasse. “Há espaço para negociações em relação ao modelo de solução, e estamos abertos a discutir a participação de investimentos federais”, completou Vilela.

Após a cerimônia, o ministro Renan Filho se reuniu com Daniel Vilela e a secretária do Entorno, Caroline Fleury, para dar início a um canal de diálogo voltado a solucionar os problemas de mobilidade da RME, com o envolvimento dos governos federal e distrital.

Além da pauta do transporte coletivo, Renan Filho anunciou que, em 26 de setembro, será realizado o leilão de concessão do trecho da BR-040 entre Cristalina e Belo Horizonte. Na oportunidade, ele também se comprometeu a concluir a duplicação dos 36 km restantes entre Cristalina e Brasília, um ponto crítico para a segurança dos motoristas. “Vamos estudar a melhor forma de resolver essa duplicação, seja com investimento público ou concessão, para garantir mais segurança na via e eliminar os riscos que esses afunilamentos trazem”, assegurou o ministro.

Fonte: Secretaria de Estado do Entorno do DF – Governo de Goiás.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também