Entorno Hoje

Goiás inaugura Batalhão Maria da Penha em Águas Lindas para reforçar proteção às mulheres no Entorno do DF

Unidade especializada no combate à violência doméstica é a primeira da região e integra ações pelos 19 anos da Lei Maria da Penha.
Águas Lindas foi o município escolhido no Entorno do DF para receber uma unidade do Batalhão Maria da Penha para o enfrentamento à violência contra a mulher. Foto: SSP/GO
Águas Lindas foi o município escolhido no Entorno do DF para receber uma unidade do Batalhão Maria da Penha para o enfrentamento à violência contra a mulher. Foto: SSP/GO

Águas Lindas de Goiás passa a contar, a partir desta sexta-feira (9/8), com a primeira unidade do Batalhão Maria da Penha no Entorno do Distrito Federal. A inauguração faz parte de um conjunto de ações do Governo de Goiás para fortalecer o combate à violência contra a mulher em todo o estado e marca os 19 anos da Lei Maria da Penha. Além de Águas Lindas, as cidades de Goiás e Rio Verde também foram contempladas com novas unidades.

A nova estrutura, vinculada à Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO), amplia a atuação das Patrulhas Maria da Penha, que já acompanham todas as mulheres com medidas protetivas na região. Com o batalhão, o atendimento ganha sede própria, efetivo ampliado, tecnologia e foco exclusivo na prevenção, resposta rápida e apoio às vítimas.

Segundo o secretário de Estado do Entorno do Distrito Federal, Pábio Mossoró, a unidade representa um importante avanço na proteção e dignidade das mulheres do Entorno. “A SEDF tem atuado em parceria com as forças de segurança e as prefeituras para garantir uma resposta eficiente e permanente a esse tipo de violência”, destacou.

A major Dyrlene Santana, comandante do 1º Batalhão Maria da Penha, reforça que a iniciativa fortalece a interiorização das políticas públicas de segurança. “Nosso trabalho tem garantido acolhimento e proteção efetiva. Com esse novo batalhão, ampliamos o alcance da nossa atuação e reforçamos o compromisso com a vida das mulheres”, afirmou.

A unidade terá à frente a major Karina, que comandava o 17º BPM em Águas Lindas e agora assume a chefia da nova estrutura. Ela explica que o foco será a prevenção, o acompanhamento de medidas protetivas e a atuação articulada com outras instituições. “Nossa responsabilidade será proteger mulheres vítimas de violência em toda a região do Entorno do DF”, ressaltou.

Goiás mais seguro para Elas

Dados do Atlas da Violência 2025 revelam que Goiás teve a maior redução do país na taxa de homicídios de mulheres nos últimos 11 anos, com queda de 60,7%. O índice passou de 8,4 para 3,3 homicídios por 100 mil habitantes entre 2013 e 2023.

Além do Batalhão Maria da Penha, o Governo de Goiás mantém programas de apoio como o Goiás por Elas, que oferece auxílio financeiro, qualificação profissional e acesso prioritário a políticas públicas voltadas às mulheres em situação de vulnerabilidade. A Secretaria do Entorno atua como elo entre os municípios da região e o governo estadual para garantir que essas iniciativas cheguem a quem mais precisa.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também