Entorno Hoje

Estudo sobre viabilidade do VLT entre Brasília e Luziânia será entregue no início de 2025

Ministério dos Transportes e Infra S.A. conduzem análise técnica, econômica e ambiental para implementação de transporte de passageiros no trecho, que poderá compartilhar a linha existente com o transporte de cargas.
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles.

O Ministério dos Transportes anunciou que o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) para o transporte de passageiros entre Brasília (DF) e Luziânia (GO), na região da antiga Rodoferroviária, deverá ser concluído no início de 2025. Conduzido pela Infra S.A., o processo faz parte de uma licitação para a elaboração de estudos semelhantes em seis trechos ferroviários estratégicos do Brasil.

Esses estudos são fundamentais para o planejamento de investimentos necessários na infraestrutura ferroviária, além de permitir a estimativa de custos para empresas interessadas em operar o serviço. O EVTEA também definirá a localização das estações e o volume esperado de passageiros, além de considerar os impactos ambientais.

Após a conclusão dessa etapa, o processo seguirá para a realização de uma Audiência Pública e passará pela análise do Tribunal de Contas da União (TCU). A definição do modelo de licitação ou inclusão no contrato ferroviário vigente será o passo final.

Segundo o Ministério dos Transportes, o compartilhamento da linha ferroviária entre o transporte de cargas e passageiros é viável. No trecho entre Brasília e Luziânia, essa integração pode otimizar o uso da infraestrutura ferroviária existente, que atualmente apresenta capacidade ociosa.

Com informação do jornal Metrópolis e Ministério dos Transportes.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também