Entorno Hoje

Cidade Ocidental oficializa criação da Academia Ocidentalense de Letras

Solenidade na Câmara Municipal marca avanço cultural no ano do cinquentenário do município.
Foto: SECOM/PMCO.
Foto: SECOM/PMCO.

A criação da Academia Ocidentalense de Letras (AOL) foi oficialmente celebrada em solenidade realizada na Câmara de Vereadores de Cidade Ocidental, na última sexta-feira (30). O evento reuniu representantes do poder público, lideranças comunitárias e religiosas, servidores municipais e integrantes do movimento cultural, marcando um novo capítulo para a valorização da cultura e da literatura local.

A iniciativa reforça o compromisso do município com políticas de fortalecimento da identidade cultural, incentivo à leitura e reconhecimento de autores e artistas da cidade, especialmente em um ano simbólico, quando Cidade Ocidental completa 50 anos de emancipação.

A AOL nasce com o propósito de incentivar a produção literária, preservar o patrimônio histórico e cultural, promover eventos formativos e artísticos — como palestras, cursos, concursos e saraus — além de estimular a inclusão cultural e o intercâmbio com outras instituições. A estrutura da entidade prevê diretoria executiva, conselho fiscal e assembleia geral, garantindo participação democrática e transparência na gestão.

Durante a solenidade, o poeta e líder comunitário Jorge José de Lima, autor do Hino Municipal, foi homenageado como patrono da Academia, em reconhecimento à sua contribuição para a cultura e à sua ligação com a história e a identidade do município.

Também foram realizados a eleição e a posse da primeira diretoria da instituição, conforme o Edital nº 001/2026, de 14 de janeiro de 2026, oficializando o início das atividades da Academia Ocidentalense de Letras.

Diretoria empossada:

  • Presidente: Frei Fernando
  • Vice-presidente: Francisco Avellar
  • 1º secretário: Marcelo Araújo
  • 2ª secretária: Graciele Oliveira
  • 1º tesoureiro: Mateus Santos da Silva
  • 2ª tesoureira: Dayse Rodrigues
  • Conselheiros: André Brito, Denys Cordeiro, Said Falesi e Dr. Joasio Deija da Silva

O prefeito Lulinha Viana foi representado pelo chefe de Gabinete, Marcelo Araújo. O governador Ronaldo Caiado foi representado pela coordenadora regional de ensino, Carla Moreno. A mesa de honra contou ainda com a presença do ex-prefeito e incentivador da AOL, Fábio Corrêa; do presidente da Câmara Municipal, vereador Zé Divino; do jornalista e membro da Academia de Letras de Valparaíso, Fred Gurgel; do Pastor Bonfim; e do bispo da Diocese de Luziânia, Dom Francisco Agamenilton.

Também prestigiaram o evento os vereadores Sanches Paiva e Clauber Morlé, o vereador licenciado e secretário de Convênios, Robson Medeiros e Miranda, além da secretária municipal de Meio Ambiente, Jéssica Rayane, e do procurador do município, Dr. Carlos Rocha.

A fundação da Academia Ocidentalense de Letras representa um avanço significativo para o cenário cultural local, ampliando o acesso à cultura, incentivando novas gerações de escritores e fortalecendo o orgulho de ser ocidentalense.

Fonte: SECOM/PMCO.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também