A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aceitou parcialmente o pedido conjunto dos governadores Ronaldo Caiado (GO) e Ibaneis Rocha (DF) e suspendeu, por 30 dias, o aumento de 2,91% nas tarifas do transporte semiurbano do Entorno do Distrito Federal, previsto para entrar em vigor a partir de sábado (23/8).
O adiamento – embora inferior aos 90 dias inicialmente solicitados – tem como objetivo evitar impactos imediatos no orçamento dos milhares de usuários que dependem diariamente desse sistema de transporte.
Gestão compartilhada em pauta
Além de proporcionar alívio imediato aos passageiros, o novo prazo visa permitir que os governos estaduais avancem nas tratativas para instituir o Consórcio Interfederativo da Região Metropolitana do Entorno (Cirme), que prevê uma gestão compartilhada do transporte entre a União, Goiás e o DF. A proposta, defendida por Goiás desde 2019, segue sem resposta formal por parte do governo federal, e o adiamento dará “tempo para concluir etapas institucionais, ajustes técnicos e operacionais, além de garantir o diálogo com a União”, conforme destacaram os governadores.
A decisão da ANTT reforça o compromisso dos governos estadual e do DF de buscar soluções colaborativas para melhorar a mobilidade na região, garantindo um transporte público mais eficiente para milhares de moradores do Entorno.
Fonte: Secretaria do Entorno do Distrito Federal – Governo de Goiás.