Entorno Hoje

Hospital de Luziânia promove conscientização sobre parto normal para gestantes do Entorno do DF

Ação realizada durante o Mês Internacional da Conscientização sobre a Cesárea reforça importância do parto humanizado e apresenta dados que colocam o HEL na contramão da média nacional.
HEL é referência em partos humanizados e tem se destacado por sua abordagem assistencial de excelência (Foto: HEL)
HEL é referência em partos humanizados e tem se destacado por sua abordagem assistencial de excelência (Foto: HEL)

Gestantes do Entorno do Distrito Federal participaram, na última quinta-feira (03/04), de uma ação de conscientização promovida pelo Hospital Estadual de Luziânia (HEL). Durante o encontro, as participantes receberam orientações sobre parto normal, informações sobre cesáreas e puderam esclarecer dúvidas em um ambiente acolhedor e informativo.

A iniciativa integra as atividades do Mês de Conscientização sobre a Cesárea, celebrado internacionalmente em abril, e tem como foco informar sobre os riscos e benefícios dos partos cirúrgicos, incentivando o parto normal sempre que possível.

O HEL tem se destacado como referência em partos humanizados em Goiás. Enquanto a média estadual de partos cesáreos chegou a 66,9% em 2022, o hospital vem mantendo a maioria dos partos realizados em sua unidade como partos normais. Desde 2022, a unidade contabiliza 3.252 partos, sendo 1.924 normais (59,16%) e 1.328 cesáreas (40,84%) — taxa significativamente abaixo da média nacional.

“Enquanto países desenvolvidos vêm reduzindo as cesáreas, o Brasil segue na contramão. Nenhum município goiano atingiu o padrão internacional de até 15% em 2022”, alertou o diretor-geral do HEL, Francisco Amud. “O trabalho da nossa equipe mostra que é possível mudar esse cenário com segurança e qualidade no atendimento”, destacou.

O hospital conta com um Centro Obstétrico moderno, equipado com dispositivos que promovem o conforto e a participação ativa das mulheres durante o trabalho de parto, além de permitir a presença de acompanhantes no momento do nascimento. Caso a evolução para o parto normal não ocorra, a parturiente está a poucos passos de um centro cirúrgico moderno, garantindo um atendimento seguro em todas as circunstâncias.

Além de promover o parto humanizado, o HEL também se destaca por apresentar uma das menores taxas de óbitos neonatais do estado, reforçando o compromisso com a excelência na assistência materno-infantil.

Fonte: Secretaria da Saúde – Governo de Goiás.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também