O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), abriu 400 vagas para o Programa Start, que oferece curso gratuito de robótica em cinco cidades do Entorno do Distrito Federal: Cristalina, Luziânia, Pirenópolis, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás. O programa tem como foco crianças e jovens de 8 a 20 anos, especialmente em situação de vulnerabilidade social, com metade das vagas reservadas para meninas.
As inscrições estão abertas desde esta segunda-feira (20/1) e seguem até o dia 3 de fevereiro, por meio do link abre.go.gov.br/start. As aulas incluem o uso de robótica, impressoras 3D, drones e outras tecnologias de ponta, realizadas em três módulos – introdutório, intermediário e avançado. O objetivo é desenvolver projetos tecnológicos que promovam soluções inovadoras para as comunidades locais.
“Este é um programa que faz parte do Goiás Social e permite a nossas crianças e jovens terem o primeiro contato com a tecnologia. É um projeto importante em nosso objetivo de fazer de Goiás um estado cada vez mais tecnológico e projetar um futuro cada vez melhor aos goianos”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.
O curso é realizado em 24 laboratórios espalhados por 21 cidades do estado, todos equipados com tecnologia de última geração, que proporcionam oportunidades para jovens de baixa renda. As aulas começam no dia 10 de fevereiro e seguem até 11 de abril, com dois encontros semanais e um dia adicional para dúvidas.
O programa é executado em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG) e faz parte do Goiás Social, liderado pela primeira-dama Gracinha Caiado. O objetivo é combater a pobreza extrema e promover a inclusão social por meio da educação tecnológica. Mais informações podem ser obtidas no site goias.gov.br/inovacao/ ou pelo número 62 99627-6899.
Fonte: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás.