Entorno Hoje

Drones da PF e cães farejadores irão fiscalizar as eleições no Entorno do DF

Operação da Polícia Federal contará com 17 equipes e tecnologia avançada para monitorar possíveis crimes eleitorais, com drones sobrevoando até 300 metros de altura.
Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

Neste domingo (6/10), a Polícia Federal (PF) mobilizará drones e agentes com cães farejadores para garantir a segurança e lisura do 1º turno das eleições no Entorno do Distrito Federal. A operação, coordenada pelo delegado Bruno Campos Dona, envolverá 17 equipes equipadas com drones de alta tecnologia e cães para monitorar as urnas antes, durante e após a votação. O objetivo é coibir crimes eleitorais complexos, como boca de urna, compra de votos e transporte irregular de eleitores.

Os drones, com alcance de até 300 metros de altura, possuem lentes capazes de capturar flagrantes em tempo real, como derramamento de santinhos e aliciamento de eleitores. “Todas as equipes estarão devidamente equipadas para coletar provas com a mais alta tecnologia”, afirmou o delegado Dona. O uso dessas aeronaves já se mostrou eficaz em eleições anteriores, resultando em prisões imediatas e agilizando a apresentação de provas à Justiça Eleitoral.

O número de drones mobilizados foi mantido em sigilo pela PF, que apenas confirmou a ampliação dos equipamentos. No entanto, a operação contará com drones modelo DJI Matrice 300, cada um avaliado em R$ 450 mil, com recursos como infravermelho e auto tracking, que permite acompanhar alvos em movimento.

Além da vigilância aérea, as equipes estarão presentes de forma ostensiva nos locais de votação, conforme orientação da Justiça Eleitoral. A população também pode contribuir com denúncias de crimes eleitorais por meio do site da PF ou pelo telefone da Superintendência Regional no DF: (61) 2024-7503.

Fonte: Metrópoles.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também