Pesquisas da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás alertam que as chuvas fora de época estão favorecendo a eclosão antecipada dos ovos do Aedes aegypti, aumentando o risco de proliferação do mosquito e, consequentemente, dos casos de dengue, chikungunya e zika. As chuvas irregulares, atribuídas ao fenômeno El Niño, têm acendido o sinal de alerta do governo estadual.
A previsão meteorológica indica pancadas de chuva isoladas até esta quinta-feira, mas a partir da semana que vem, o tempo deve permanecer estável, quente e seco. A preocupação é que já estão sendo registrados cerca de mil casos de dengue por semana, com um aumento significativo em relação ao ano anterior.
A coordenação de Dengue, Chikungunya e Zika da SES-GO destaca a gravidade dos números e apela para que ações preventivas sejam intensificadas, como vedar caixas d’água, recolher lixo no quintal e cobrir cisternas e reservatórios de água. O Aedes aegypti se reproduz em recipientes diversos, e o combate ao mosquito deve ser uma prioridade para evitar a propagação das doenças.
Fonte: Agência Cora Coralina de Notícias.