Uma recomendação comum para combater os resfriados é o consumo de vitamina C. No entanto, os especialistas alertam que o uso rotineiro de suplementos de vitamina C sem orientação médica pode trazer riscos à saúde. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a Proteste, revelou que os comprimidos de vitamina C disponíveis no mercado apresentam alto nível de aditivos e sódio, e a ingestão excessiva pode favorecer a formação de cálculos renais, especialmente em pessoas com predisposição.
De acordo com o estudo, o valor médio de sódio encontrado em comprimidos efervescentes de vitamina C no mercado é de 243mg, o que corresponde a 12% da quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O alto teor de sódio nessas formulações pode ser preocupante, uma vez que o consumo excessivo desse mineral pode estar associado a problemas de saúde, como hipertensão arterial e doenças cardiovasculares.
Além disso, os comprimidos de vitamina C analisados também apresentaram uma quantidade significativa de aditivos, que são adicionados para melhorar sua estabilidade, sabor, cor ou textura.
Embora a vitamina C seja conhecida por seu papel no fortalecimento do sistema imunológico, é importante ressaltar que a melhor maneira de obter esse nutriente é através de uma alimentação equilibrada e variada, que inclui frutas cítricas, como laranjas e kiwis, além de vegetais como pimentões e brócolis.



