Entorno Hoje

Valparaíso é o primeiro do estado de Goiás a aderir ao projeto “Gol do Brasil”

O "Gol do Brasil" é um programa financiado pelo Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, com o intuito de ensinar cidadania através do futebol.
Foto: SECOM-PMVG.
Foto: SECOM-PMVG.

A iniciativa conjunta entre o Governo Municipal, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) resultou na conclusão do curso de capacitação para 40 profissionais encarregados de implementar o projeto “Gol do Brasil” em Valparaíso de Goiás. O encerramento ocorreu no último sábado, 05, marcando um passo importante para esse projeto.

O “Gol do Brasil” é um programa financiado pelo Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, com o intuito de ensinar cidadania através do futebol, usando-o como uma ferramenta poderosa para transformar a sociedade. A capacitação dos instrutores foi conduzida por Bruno Rosell, coordenador técnico da CBF Social, Bruno Silva, treinador de futebol de base, e Fernando Truyts, coordenador socioeducacional do Flamengo.

Na conclusão do curso de cinco dias, abordaram-se temas essenciais, como o ensino de habilidades de vida, primeiros socorros, futebol feminino, o papel da família no futebol e o planejamento de aulas. O ponto culminante foi um Festival de Futebol, onde os instrutores treinados lideraram atividades para cerca de 100 crianças, com idades entre 7 e 13 anos.

Bruno Rosell da CBF destacou a importância do projeto em Valparaíso: “A gente tenta facilitar, capacitamos, damos material, mas são vocês que fazem o projeto acontecer, grandes agentes sociais.” Ricardo Viana, Secretário de Cultura e Esporte, elogiou o projeto e o apoio do Prefeito Pábio Mossoró ao esporte desde 2017.

Milton dos Reis, Secretário de Finanças, também ressaltou o papel crucial do Grêmio Desportivo Valparaíso (GREVAL) na realização desse sonho. “Esse projeto saiu do papel através de uma rede de apoio. Não é um projeto individual, é um projeto da cidade que beneficiará a todos,” sublinhou Mara Rocha, Diretora Jurídica do GREVAL.

Fonte: Prefeitura de Valparaíso de Goiás.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também