Entorno Hoje

Turismo Náutico no Entorno do DF: Lago Corumbá IV se torna polo de lazer e desenvolvimento econômico

Reuniões estratégicas entre governo estadual e municípios discutem investimentos em pesca esportiva, esportes náuticos e eventos culturais para impulsionar a economia regional.
Lago Corumbá IV se firma como um dos principais destinos da Região Metropolitana do Entorno do DF. Foto: Secretaria do Entorno.
Lago Corumbá IV se firma como um dos principais destinos da Região Metropolitana do Entorno do DF. Foto: Secretaria do Entorno.

O turismo náutico ganha destaque no Entorno do Distrito Federal, com foco no potencial do Lago Corumbá IV. Nesta semana, representantes do governo estadual e municípios da região se reuniram na Secretaria do Entorno (SEDF-GO) para discutir iniciativas que visam fortalecer a economia local e transformar o lago em um dos principais destinos de lazer e esportes aquáticos da região.

Na quarta-feira (29/01), o presidente da Agência Estadual Goiás Turismo (Goiás Turismo), Fabrício Amaral, e o secretário municipal de Turismo de Luziânia, Luciano Queiroz, destacaram a importância de aproveitar a beleza e a abundância do Lago Corumbá IV. “Quem não gosta de pescar? Tem muita gente vindo de Brasília e cidades próximas para aproveitar o nosso lago”, afirmou Queiroz.

O Lago Corumbá IV, com 173 km² de extensão, banha sete municípios goianos, sendo cinco deles no Entorno do DF: Abadiânia, Alexânia, Luziânia, Novo Gama e Santo Antônio do Descoberto. Criado a partir da barragem da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV, inaugurada em 2006, o lago já é referência para pesca esportiva, esportes náuticos e ecoturismo.

Além de Luziânia, outros municípios também estão de olho no potencial turístico da região. O secretário de Turismo e presidente da Câmara de Abadiânia, Rodrigo Belém, e a subprefeita de Abadiânia Velha, Daryelle Azevedo, estiveram na secretaria para tratar de investimentos no turismo náutico e na valorização de eventos culturais locais. O secretário Municipal de Turismo de Abadiânia, Daniel Antonio, também destacou a expectativa de retorno do município ao Circuito Goiano de Pesca Esportiva. “Abadiânia tem muito a oferecer, e estamos comprometidos em proporcionar conforto e bem-estar a todos os participantes e visitantes”, afirmou.

A secretária do Entorno do DF, Caroline Fleury, reforçou a importância das parcerias para o desenvolvimento econômico da região. “O Entorno tem riquezas naturais e culturais únicas. Nosso papel é garantir que essas potencialidades sejam reconhecidas e aproveitadas, gerando novas oportunidades para as cidades”, disse.

Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo, ressaltou o grande potencial da região, que vai além do turismo náutico. “Temos uma região com vocação para o desenvolvimento, que vai da cultura à gastronomia e do lazer à religiosidade. São três milhões de pessoas em busca de novas experiências. Queremos que o Entorno participe ativamente de feiras e eventos para divulgar suas riquezas e atrair mais visitantes”, afirmou.

As reuniões reforçam o alinhamento entre o governo estadual e as secretarias municipais, com foco na geração de empregos, valorização das tradições locais e captação de investimentos. Com águas ideais para lazer e uma paisagem propícia ao contato com a natureza, o Lago Corumbá IV se consolida como um dos maiores atrativos da região, contribuindo para a diversificação da economia local e atraindo visitantes de Brasília e cidades vizinhas.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também