Na manhã desta terça-feira (17), o 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO), em Luziânia, foi palco de uma cerimônia dupla que simbolizou renovação e excelência. A solenidade celebrou a formatura do Curso de Salvamento Terrestre (CSTER) e oficializou a troca de comando do 4º Comando Regional Bombeiro Militar, com a passagem do cargo do Coronel Diego Alves Batista para o Coronel Pimentel.
Entre os presentes estavam a Secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal, Caroline Fleury, o Comandante-Geral do CBM-GO, Coronel Washington Luiz Vaz Júnior, e o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Coronel Sandro Gomes Santos da Silva. A deputada estadual Dra. Zeli e o secretário municipal de Segurança Pública de Luziânia, Marques Nunes de Azevedo, também marcaram presença no evento.
Caroline Fleury elogiou o trabalho essencial do CBM-GO na região do Entorno, destacando o legado do Coronel Diego e dando as boas-vindas ao Coronel Pimentel. “O Coronel Washington não poupa esforços para fortalecer o Entorno. As ações de descentralização e capacitação realizadas aqui mostram que os Bombeiros estão trilhando o caminho que o nosso governador Ronaldo Caiado norteou, respaldado no respeito e compromisso com a região. Hoje, o Entorno conta com um Corpo de Bombeiros extremamente preparado”, afirmou.
O Comandante-Geral Coronel Washington ressaltou a importância da especialização dos bombeiros para o serviço prestado à população e reafirmou o compromisso do CBM-GO com a descentralização. Ele anunciou ainda a implantação de novos Postos Avançados em Padre Bernardo e Cidade Ocidental, reforçando a capilaridade da corporação no Entorno.
A solenidade também foi um momento para reafirmar a posição de Goiás contra mudanças no Fundo Constitucional do Distrito Federal, com Caroline Fleury destacando que qualquer redução poderia comprometer a segurança pública da região. “Nosso compromisso é com a manutenção do fundo. Qualquer redução prejudicará diretamente a segurança pública, e nós, como região, estaremos juntos no Congresso defendendo sua preservação”, declarou.