Entorno Hoje

Setor de serviços em Goiás avança 4,1% em agosto, indica IBGE

Levantamento da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) revela crescimento acima da média nacional e destaca os segmentos de transporte, serviços profissionais e tecnologia.
Foto: Reprodução/ SGG.

O setor de serviços em Goiás registrou alta de 4,1% em agosto de 2025 na comparação com o mesmo mês de 2024, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. O resultado supera a média nacional, de 2,5%.

No acumulado de janeiro a agosto, o crescimento goiano foi de 2,8%, também acima da média brasileira, que ficou em 2,6%. No recorte dos últimos 12 meses, o aumento registrado em Goiás foi de 1,9%.

O avanço no estado foi puxado principalmente pelo segmento de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que obteve crescimento de 6,5% na comparação interanual. Nesse grupo estão atividades como transporte rodoviário, armazenagem, correio e logística.

Outros segmentos com desempenho expressivo foram:

  • Serviços profissionais, administrativos e complementares: + 6,1% frente a agosto do ano anterior.
  • Informação e comunicação: + 5,7%, incluindo telecomunicações, TI, audiovisual, edição e agências de notícias.

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho, afirmou que os dados refletem iniciativas do governo estadual para fomentar o setor e estimular geração de emprego e renda.

A PMS investiga a receita bruta de empresas com 20 ou mais empregados cuja atividade principal é um serviço não-financeiro, excluindo saúde e educação.

Fonte: Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços | Secretaria-Geral de Governo – Governo de Goiás.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também