A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) deu início à fase de audiências públicas do Plano Diretor para a Educação Superior do Estado (PDES), visando uma participação ampla das comunidades acadêmicas e da sociedade.
A primeira audiência pública ocorreu na Universidade Federal de Goiás em 1º de agosto. Dez municípios de Goiás serão envolvidos, abrangendo as 10 regiões de planejamento, ao longo de agosto. A participação é aberta ao público, permitindo contribuições para a formulação do PDES.
No dia 4 de agosto, o evento chegou à cidade de Goiás, na Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas (Colégio Sant’Ana). Além de Goiânia e cidade de Goiás, audiências públicas estão agendadas em:
- Anápolis (7/08);
- Uruaçu (9/08);
- Jataí (16/08);
- Rio Verde (18/08);
- Itumbiara (23/08);
- Catalão (25/08);
- Posse (29/08);
- Valparaíso (31/08).
José Frederico Lyra Netto, Secretário da Secti, realça a finalização do documento base, resultado da colaboração das instituições de ensino superior de Goiás.
“A participação das universidades, da comunidade acadêmica e dos representantes do setor produtivo foi fundamental. Agora, estamos prontos para iniciar as audiências públicas. Temos a base, mas o objetivo é promover um debate abrangente.”
Um dos eixos do Plano Diretor que está em construção concentra-se no acesso e permanência dos estudantes nas universidades. José Frederico destaca que o objetivo é ampliar o acesso ao ensino superior.
O Plano Diretor para a Educação Superior do Estado de Goiás 2024-2033 é estruturado em quatro eixos principais: gestão sustentável da educação superior; ensino, pesquisa e extensão; empreendedorismo, inovação e internacionalização; e acesso, permanência e sucesso nas Instituições de Ensino Superior.
A construção do plano teve início em agosto de 2022, com contribuições de reitores, gestores, professores de instituições de ensino superior de Goiás, instituições de pesquisa locais e o setor produtivo. Após a conclusão das audiências públicas em diversas regiões do estado, a fase final envolverá a consolidação e proposição do plano, prevista para dezembro de 2023.
Fonte: Agência Cora Coralina de Notícias.