A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está desenvolvendo iniciativas para ampliar o acesso a medicamentos preventivos contra o vírus HIV, responsável pela Aids. Uma dessas estratégias é o Projeto PrEP até Você, criado pela Coordenação de Assistência às Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais/SES-GO).
Em parceria com as Secretarias Municipais de Direitos Humanos e de Saúde, por meio do Centro de Referência em Diagnóstico e Terapêutica de Goiânia (CRDT), o projeto-piloto está sendo implantado na cidade com o objetivo de ampliar a informação sobre as estratégias variadas de prevenção ao HIV e oferecer a Profilaxia Pré-exposição (PrEP) a pessoas que, geralmente, não têm acesso aos serviços de saúde.
O primeiro atendimento é realizado na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) de Goiânia, mediante agendamento prévio pelo telefone 3201-7894. Após essa etapa, o acompanhamento é feito no CRDT. É necessário que os interessados sejam moradores da capital e possuam o cartão SUS com inscrição no município. Durante a consulta, também são oferecidos autotestes de HIV, preservativos internos, externos e gel lubrificante.
“A nossa meta é ampliar o acesso da PrEP à população, enfatizando os benefícios e a importância do uso desse medicamento como medida de prevenção ao HIV”, destaca Daniele Afonso, idealizadora do projeto.
É importante ressaltar que a PrEP não substitui o uso do preservativo nas relações sexuais, pois não previne contra outras infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia, entre outras.
A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV consiste no uso diário de medicamento disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Goiás, o fármaco oferecido atualmente pelo SUS na PrEP é o Entricitabina + Fumarato de Tenofovir Desoproxila.
A distribuição do medicamento ocorre em 17 Serviços de Assistência Especializada (SAE) localizados em Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Catalão, Cidade Ocidental, Goiânia (CRDT e HDT), Iporá, Itumbiara, Jataí, Novo Gama, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, Uruaçu e Valparaíso de Goiás.
Para ter acesso ao medicamento, o usuário deve procurar a unidade de atenção básica do município onde reside para ser inserido no sistema de regulação ou buscar o Serviço de Assistência Especializada (SAE) mais próximo.
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (SES) – Governo de Goiás.



