Entorno Hoje

Vacina contra meningite é liberada para toda população em Goiás

Vacina contra meningite, que é de rotina para a população abaixo de 15 anos, também está disponível para qualquer pessoa que ainda não imunizada.
Cada pessoa deve ter sua situação avaliada por um profissional de saúde para determinar qual vacina contra meningite é adequada . Foto: SES
Cada pessoa deve ter sua situação avaliada por um profissional de saúde para determinar qual imunizante é adequado. Foto: SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está emitindo um alerta à população sobre a importância da vacina contra meningite. As doses estão disponíveis para todas as pessoas não imunizadas, independentemente da idade. No entanto, os índices de cobertura vacinal em Goiás estão abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.

Segundo dados da SES, o estado registrou, desde janeiro deste ano, 107 casos notificados de meningite, com 45 confirmações e 8 óbitos. Esses números reforçam a necessidade de ampliar a proteção por meio da vacina contra meningite. Em abril, o governo federal liberou o imunizante para todas as faixas etárias, antes restrito a menores de 15 anos e profissionais de saúde.

Para garantir a proteção contra a meningite, é importante que a população procure informações sobre as salas de vacinação disponíveis em seus municípios. Entre as vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que fazem parte do Programa Nacional de Imunização, estão a meningocócica conjugada sorogrupo C, a vacina pneumocócica 10-valente (conjugada), a vacina pentavalente, a BCG e a vacina meningocócica ACWY (conjugada).

Cada pessoa deve ter sua situação avaliada por um profissional de saúde para determinar qual imunizante é adequado. A meningite é um processo inflamatório nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo causar sequelas graves e até mesmo levar à morte. A doença pode ser causada por diferentes agentes, como bactérias, vírus, fungos e parasitas. As meningites bacterianas e virais são as mais preocupantes devido ao potencial de produzir surtos e casos graves.

A SES reforça a importância da vacinação como medida preventiva para evitar a propagação da meningite e garantir a saúde da população.

Fonte: Secretaria da Saúde – Governo de Goiás

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também