Entorno Hoje

Saúde libera vacina bivalente contra Covid-19 para os acima de 18 anos

A mudança nos parâmetros considera a disponibilidade de doses da vacina bivalente e a oportunidade de atualização da resposta imunológica da população.
Secretaria de Estado da Saúde orienta prefeituras goianas a ampliarem faixa etária de público apto a receber vacina bivalente contra a Covid-19 (Foto: SES)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Goiás orientou nesta segunda-feira (24/04) a liberação da vacina bivalente para as 246 prefeituras do estado, com o objetivo de ampliar a faixa etária para maiores de 18 anos receberem a imunização contra a Covid-19. A recomendação segue as novas diretrizes apresentadas pelo Ministério da Saúde, com o intuito de aumentar o número de imunizados em todo o Brasil.

De acordo com a nota técnica divulgada pelo Ministério, todas as pessoas maiores de idade, independentemente de comorbidades, que tenham tomado ao menos duas doses do esquema primário com a vacina monovalente ou como dose de reforço, dentro de um intervalo mínimo de quatro meses, devem receber doses do imunobiológico.

A mudança nos parâmetros considera a disponibilidade de doses da vacina bivalente e a oportunidade de atualização da resposta imunológica da população. A proteção abrange a variante Ômicron e suas subvariantes. Os 246 municípios do estado estão abastecidos com o imunizante desde a realização da primeira fase da campanha.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, todos os municípios estão preparados para essa nova fase de vacinação. Até o momento, Goiás recebeu 751.584 doses da vacina bivalente e mais de 571 mil doses já foram entregues às prefeituras. No entanto, apenas 249.399 doses foram aplicadas, o que representa uma cobertura vacinal de apenas 15,5%.

A SES-GO reforça a importância da vacinação para o controle da pandemia e orienta a população a procurar os postos de vacinação mais próximos para receberem a imunização contra a Covid-19.

Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação- Secom

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também