Entorno Hoje

Qual a importância da reeducação postural?

Em média, o ser humano passa mais de um terço de sua vida sentado.
Mulher segurando a lombar indicando dor.
Foto: Freepik / tutatama.

Você já parou para pensar em quanto tempo passa sentado ao longo do dia? A resposta provavelmente é bastante significativa, já que a maioria das pessoas permanece sentada por longos períodos.

O sedentarismo é um fator que contribui para essa realidade, não se limitando apenas ao ambiente de trabalho, mas também ao lazer e ao estilo de vida em geral. No entanto, o impacto de permanecer sentado por longos períodos afeta diretamente o corpo humano, especialmente a coluna vertebral.

Quando estamos sentados, ocorre um aumento da pressão entre os discos da coluna, chegando a até 35%. Um dos efeitos do sentar é o encurtamento dos músculos que passam pelo quadril, como o iliopsoas. Estudos mostram que essa falta de flexibilidade é compensada pela instabilidade da coluna lombar e pela diminuição da mobilidade no quadril. Essas alterações levam a um efeito em cascata, sobrecarregando outros músculos e articulações do corpo. 

Associado ao sedentarismo, permanecer sentado cria um cenário perfeito para o envolvimento de dores no corpo. 

Tradicionalmente, algumas pessoas recorrem a medicamentos, como anti-inflamatórios e relaxantes musculares, para tratar essas dores. No entanto, as diretrizes atuais não respaldam o uso desses medicamentos como tratamento eficaz. Hoje, é amplamente reconhecido que a prática de atividade física é a melhor abordagem para o tratamento desses problemas. Alongamentos, exercícios de fortalecimento muscular e exercícios de controle motor são opções que podem ser consideradas. É sempre recomendável procurar um profissional de saúde para obter a prescrição adequada dos exercícios.

É fundamental prestar atenção à postura sentada, buscando manter um alinhamento adequado da coluna e utilizar apoios, como almofadas, para manter os isquios apoiados e fornecer sustentação à coluna. Além disso, é necessário acompanhar o próprio corpo, fazer pausas regulares e alternar a forma como se senta. Promover a reeducação postural auxilia no tratamento e previne episódios futuros.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também