Entorno Hoje

PIB de Goiás cresce 2,7% em maio com destaque para agropecuária e serviços

Resultado positivo se deve, prioritariamente, ao crescimento da agropecuária (11,1%), indústria (1,1%) e serviços (1,6%).
Foto: SGG
Foto: SGG

Em maio, o Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás registrou um crescimento de 2,7% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), ligado à Secretaria-Geral de Governo (SGG). O aumento foi impulsionado principalmente pelos setores de agropecuária (11,1%), indústria (1,1%), e serviços (1,6%).

O setor de serviços se destacou, especialmente nas atividades profissionais, científicas e técnicas, administrativas e serviços complementares, transporte e alojamento e alimentação, que cresceram significativamente. No entanto, atividades como comércio, informação e finanças tiveram taxas negativas.

Na indústria, o crescimento foi de 1,1%, com os serviços industriais de utilidade pública liderando o avanço, enquanto a construção civil registrou uma ligeira queda de 0,8%.

No acumulado dos últimos 12 meses, o PIB goiano cresceu 4,1%, com todos os setores econômicos apresentando taxas positivas. No entanto, na análise da variação mensal com ajuste sazonal, em comparação com o mês anterior, houve um recuo de 0,5% no PIB de maio de 2023.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, destacou os esforços contínuos para impulsionar a economia de Goiás e a qualificação dos cidadãos. O diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo, comemorou os resultados, afirmando que eles demonstram a dinâmica da economia goiana e seu ciclo virtuoso.

Fonte: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também