Entorno Hoje

Pecuária digital impulsiona a sustentabilidade na produção

Segundo a Embrapa, novas ferramentas tecnológicas têm promovido avanços na otimização de insumos e melhorado as condições de trabalho no campo.
Mão segurando celular.
Foto: freepik / pressmaster

A pecuária digital, também conhecida como pecuária de precisão, está se consolidando como uma solução sustentável para a produção de carne e leite, sem comprometer a eficiência no rendimento e que tem proporcionado bons resultados para os produtores.

Um dos grandes benefícios da pecuária de precisão é evitar ineficiências de manejo e permitir que os pecuaristas adotem práticas mais valorizadas pelo mercado. De acordo com o pesquisador da Embrapa Sergio Raposo de Medeiros, em entrevista ao Canal do Boi, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao uso racional dos insumos. Medeiros destaca que no confinamento modelo do centro de pesquisa da Embrapa, todos os processos são medidos de forma automatizada, utilizando recursos como cochos e bebedouros eletrônicos, plataformas de pesagem, sistemas para medir emissões de gases de efeito estufa, entre outros.

Entre as tecnologias da pecuária de precisão, estão ainda o uso de drones, planejamento de solo e pesagem automática de animais, monitoramento de atividade animal e do clima, que fazem da pecuária digital uma alternativa viável e promissora para promover a sustentabilidade na produção de carne e leite, permitindo que os pecuaristas utilizem esses recursos para otimizar o uso de insumos, reduzir desperdícios e melhorar a eficiência dos processos, gerando, além de cuidado ambiental, rentabilidade e maior lucratividade para as propriedades.

Fonte: Embrapa

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também