Entorno Hoje

Orientações de primeiros socorros a recém-nascidos são aprovadas em definitivo na Alego

Projeto de lei prevê a disponibilização de treinamento e orientação sobre primeiros socorros para gestantes e responsáveis.
O projeto abrange não apenas hospitais e maternidades estaduais, mas também as unidades privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Foto: Freepik.

Projeto de lei que prevê a disponibilização de treinamento e orientação sobre primeiros socorros para gestantes e responsáveis por recém-nascidos na rede pública estadual de saúde recebeu aval definitivo do Plenário durante a sessão plenária desta terça-feira, 13. O projeto, de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), busca garantir que as intervenções de primeiros socorros sejam realizadas de maneira adequada, visando evitar complicações e até mesmo a morte em casos de acidentes ou mal súbito.

O deputado ressalta a importância dos primeiros socorros como ações rápidas e cruciais para evitar o agravamento de problemas de saúde até que um serviço especializado possa atender a situação. O projeto abrange não apenas hospitais e maternidades estaduais, mas também as unidades privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os conteúdos que devem ser abordados na capacitação estão o treinamento para casos de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita, além de orientações sobre a importância do pré-natal, amamentação, vacinação, alimentação e desenvolvimento infantil.

A proposta busca garantir que gestantes e responsáveis por recém-nascidos tenham conhecimento e habilidades para agir de forma correta e eficiente em situações de emergência, contribuindo para a promoção da saúde e bem-estar das crianças. Agora, com o aval do Plenário, o projeto seguirá para as próximas etapas do processo legislativo até sua possível aprovação final.

Fonte: Agência Assembleia de Notícias.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também