O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgou um estudo que mostra que as micro e pequenas empresas (MPE) foram responsáveis por 69% da criação de empregos formais no Brasil no primeiro semestre de 2023. O estudo foi feito com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
De janeiro a junho, o Brasil criou 865.360 empregos formais. Desses, 594.213 foram por MPE. Isso representa um aumento de 2 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado.
O estudo também mostra que os pequenos negócios são responsáveis por 55% do conjunto total de empregos com carteira no país, 99% de todas as empresas que existem no país e quase 30% do PIB.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, afirmou que as MPE são fundamentais à economia brasileira e que devem continuar sendo a principal fonte de geração de empregos no país.
O estudo do Sebrae mostra que os pequenos negócios são mais resilientes às crises econômicas do que as grandes empresas. Isso porque eles são mais ágeis e flexíveis, e podem se adaptar mais facilmente às mudanças no mercado.
As MPE também são mais intensivas em mão de obra, o que significa que elas geram mais empregos para cada unidade de produção. Isso é importante para o Brasil, que tem um alto nível de desemprego.
O estudo do Sebrae mostra que as micro e pequenas empresas são fundamentais para a economia brasileira. Elas são responsáveis por gerar empregos, contribuir para o PIB e serem um motor de crescimento.
Fonte: Agência Brasil.



