A educação digital ganhou um novo reforço em Luziânia (GO). A Escola Municipal Antônio Farias de Mesquita recebeu 15 computadores recondicionados do Ministério das Comunicações (MCom), ampliando a infraestrutura tecnológica da unidade, que atende mais de 700 estudantes em tempo integral.
Os equipamentos foram recuperados pelo programa Computadores para Inclusão, iniciativa do MCom que restaura máquinas descartadas e capacita jovens para o recondicionamento. O trabalho, em Goiás, é realizado pelo Instituto Brasileiro Amigos da Vida (IBAV), responsável pelo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) no estado.
Com os novos computadores, todas as 24 turmas terão acesso ampliado às aulas de informática, pesquisas escolares e atividades pedagógicas. O Ministério das Comunicações também anunciou que, a partir de 2026, o CRC IBAV oferecerá na escola cursos de inteligência artificial, reforçando o desenvolvimento de habilidades digitais entre as crianças e adolescentes.
O programa Computadores para Inclusão já entregou mais de 66 mil máquinas em todo o país, criou mais de 5 mil laboratórios de informática e capacitou outras 66 mil pessoas em seus 301 cursos voltados para inclusão tecnológica e sustentabilidade.
Fonte: ASCOM | Ministério das Comunicações.

