Após quase duas décadas de espera, o Hospital Estadual Ronaldo Ramos Caiado Filho abriu suas portas em Águas Lindas nesta segunda-feira (17/06). A inauguração foi conduzida pelo governador Ronaldo Caiado, acompanhado da ministra da Saúde, Nísia Trindade. “O atendimento em saúde no Entorno deu uma virada. É outra realidade, outro contexto”, destacou o governador.
O novo hospital beneficiará mais de 1,2 milhão de habitantes de 31 municípios da macrorregião Nordeste e Goiás, oferecendo urgência e emergência, maternidade, bancos de sangue e de leite, além de equipamentos para tomografia, ressonância magnética e raios-x. A abertura dos leitos será gradual, com funcionamento pleno previsto até agosto.
“Quando assumi o governo, o Entorno não tinha nenhum leito de UTI e nem hospital estadual. Hoje temos em Luziânia, Formosa e Águas Lindas. Três grandes hospitais com estrutura de média e alta complexidade”, ressaltou Caiado. Juntas, as unidades disponibilizam 70 leitos de UTI e, junto com a Policlínica de Formosa, regionalizam o sistema de saúde goiano.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, parabenizou a gestão Caiado: “Isso é SUS, isso é o compromisso de uma gestão com a qualidade da atenção à sua população”. Rasível dos Santos, secretário de Saúde, mencionou que o hospital começou a operar na véspera da inauguração, com o primeiro paciente internado sendo um agricultor com pneumonia. A gestão do hospital será feita pela organização social Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, sob fiscalização estadual.
O prefeito de Águas Lindas, Doutor Lucas, lembrou a longa espera da população local e o vice-governador Daniel Vilela classificou a obra como “a mais emblemática” desta gestão. Emocionada, a advogada Anna Vitória Caiado, filha do governador, falou em nome da família de Ronaldo Ramos Caiado Filho, falecido em 2022, que dá nome ao hospital. “Aqui tem um pedaço do coração do meu irmão, que era preocupado com meu pai e com o que ele se propôs a fazer: cuidar das pessoas”.
Fonte: Agência Cora Coralina de Notícias.