O teste da orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal, já pode ser realizado pelo Hospital Estadual de Luziânia (HEL) na maternidade e no ambulatório da unidade de saúde. O teste é fundamental para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição e, segundo a fonoaudióloga Gabriela Xavier, permite o diagnóstico e o tratamento precoces das alterações auditivas.
Gabriela destaca que o teste da orelhinha é rápido, indolor e não tem contraindicação, e que a Lei Federal nº 12.303/2010 tornou obrigatória e gratuita a realização do exame. Ela ressalta ainda que o fonoaudiólogo desempenha um papel fundamental durante todas as fases do processo de detecção, diagnóstico e intervenção precoce nas alterações auditivas, já que a audição é fundamental para o desenvolvimento da fala, da linguagem e da aprendizagem.
É de suma importância realizar o teste da orelhinha para detectar precocemente possíveis problemas de audição em recém-nascidos e destaca a necessidade da atuação do fonoaudiólogo no diagnóstico e tratamento dessas alterações, visando ao desenvolvimento adequado da fala, linguagem e aprendizagem.
Fonte: Secretaria de Estado de Saúde / Instituto Patris



