O Hospital Estadual de Luziânia tornou-se a primeira unidade de saúde em Goiás a implantar a plataforma Compras.gov, do governo federal, como parte das exigências da nova Lei de Licitações e Contratos. A medida traz mais segurança e transparência ao processo de contratações, especialmente pela realização de pregões eletrônicos por meio do Comprasnet, sistema de compras públicas do Governo Federal.
Gerido pelo Instituto Patris, Organização Social de Saúde (OSS) desde sua qualificação em dezembro de 2021, o hospital agora opera suas licitações pela plataforma, após autorização da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). O advogado Vittor Galdino, dirigente do Instituto Patris, destacou as vantagens da ferramenta. “Além da economia por ser gratuita, o uso da plataforma permite o cumprimento da Lei de Licitações, que exige a publicação dos editais no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP)”, explicou.
A implantação do sistema foi feita em conjunto com a SES, e a expectativa é que a utilização da plataforma traga maior concorrência nas licitações, aumentando a economicidade e a eficiência das compras do hospital. “A transparência garantida pela plataforma eleva a confiabilidade da administração pública e contribui para a gestão responsável dos recursos, conforme esperado pelo Governo de Goiás”, afirmou Galdino.