Entorno Hoje

Hospitais estaduais realizaram mais de 71,1 mil cirurgias eletivas no pós-pandemia

A adesão de 67 hospitais privados e municipais ao programa ampliou o acesso a procedimentos eletivos.
Foto: HRL.
Foto: HRL.

Desde a retomada das cirurgias eletivas após a pandemia da Covid-19, o Governo de Goiás realizou um total de 71.109 procedimentos cirúrgicos eletivos, com uma média de 5 mil por mês. A redução da fila de espera para cirurgias tem sido uma das prioridades do governo, com a fila atualmente em 14.456. Isso foi possível graças à incorporação de novas tecnologias, maior controle e transparência, e aumento do financiamento. A ampliação da rede também contribuiu para mais cirurgias, com a estadualização de hospitais e a inauguração de duas novas unidades.

Goiás conquistou a segunda posição no Programa de Redução de Filas (PNRF) do governo federal, com a realização de 2.750 cirurgias entre março e abril deste ano. A adesão de 67 hospitais privados e municipais ao programa ampliou o acesso a procedimentos eletivos. Os municípios receberam R$ 20 milhões do Ministério da Saúde para esses procedimentos, com mais R$ 20 milhões aportados pelo Governo de Goiás. A abordagem inovadora do programa, com a unificação da fila de pacientes e o compartilhamento de dados, chamou a atenção do MS.

Além disso, o Governo de Goiás realizou 115,6 mil cirurgias de urgência e emergência entre janeiro de 2021 e maio deste ano, com destaque para o Hospital Estadual de Urgência Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e o Hospital de Urgências Dr. Valdemiro Cruz (Hugo). Essas unidades operam em perfis específicos e em alta e média complexidade, realizando diversos tipos de cirurgias.

Fonte: Agência Cora Coralina de Notícias.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também