A Hochschild Mining, mineradora britânica com operações em Mara Rosa, no norte de Goiás, vai investir R$ 1 bilhão no estado com o objetivo de aumentar sua produção de ouro. O aporte permitirá que a capacidade de extração passe de 7 mil para 8 mil toneladas de minério por dia, resultando na produção de mais de 2 toneladas de ouro anualmente.
Desde a conclusão das obras da planta em 2024, a empresa já gerou 1.600 empregos, entre diretos e indiretos, e possui capacidade instalada para produzir 80 mil onças de ouro por ano, com uma vida útil estimada de 12 anos para o projeto. A expansão da produção representa uma nova fase de crescimento para a empresa e para a economia local.
O rápido desenvolvimento do projeto foi possível graças ao apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O Sistema Ipê, lançado pela gestão da secretária Andréa Vulcanis, tem agilizado o processo de licenciamento ambiental, tornando-o mais eficiente e atraindo grandes investidores para o estado.
“O investimento da Hochschild não só reforça a posição de Goiás como um dos principais polos minerais do Brasil, como também impulsiona a geração de empregos e o desenvolvimento da região”, afirmou Joel de Sant’Anna Braga Filho, secretário da SIC.
Goiás já é um dos líderes na extração de minerais como cobre, ouro, níquel e nióbio, sendo a mineração o terceiro segmento mais importante da economia estadual, atrás apenas da produção de grãos e carne. Visando ao futuro, o estado lançou os projetos Mapeamento de Oportunidades de Crescimento do Setor Mineral em Goiás 2022-2042 (MAP) e o Plano Estadual de Recursos Minerais – PERM, ambos com foco em estimular o desenvolvimento sustentável do setor.
Com o apoio governamental e o ambiente favorável à atração de novos negócios, o investimento da Hochschild reforça o papel de Goiás como um grande centro de mineração no país.
Fonte: Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás.