O Governo de Goiás alcançou a primeira posição no índice de transparência em todo o país e recebeu a classificação A no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal dos Estados, com um notável índice de acertos de 99,5%. O anúncio foi feito pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Fazenda nesta terça-feira (15/08).
Em comparação com a edição anterior de 2022, Goiás subiu quatro posições no ranking que avalia a transparência contábil e fiscal dos 26 estados e do Distrito Federal. Desde o início do levantamento em 2019, o estado avançou impressionantes 18 posições.
O Maior Índice de Precisão
Os dados analisados nesta edição dizem respeito ao ano de 2022. O governador Ronaldo Caiado destacou que a liderança é resultado do compromisso da gestão estadual com a transparência em todas as esferas.
“Estamos dando passos significativos na administração com uma gestão que respeita os recursos públicos, e continuaremos avançando ainda mais”, ressaltou o chefe do Executivo.
O governo de Goiás obteve o maior índice de acertos na avaliação conduzida pela STN, que analisa e classifica a precisão, integridade, qualidade e consistência das informações fornecidas pelos estados e municípios ao Tesouro Nacional por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).
A nota A, conquistada por Goiás pelo segundo ano consecutivo, é concedida aos estados que atendem a mais de 95% das verificações.
Progresso Contínuo
O ranking visa promover a transparência e melhorar a qualidade das informações fornecidas pelos estados ao Siconfi.
Na primeira edição, em 2020, que usou dados do ano anterior, Goiás ficou em 19º lugar, com 85,4% de acertos. No levantamento de 2021, subiu para o 7º lugar (92,9%) e, em 2022, alcançou a 5ª posição, com uma pontuação de 96,4%.
A secretária da Economia, Selene Peres Nunes, afirmou que a liderança é um “reflexo da gestão do governador Ronaldo Caiado, marcada pela responsabilidade fiscal e transparência das informações contábeis de Goiás, sempre buscando atender às necessidades da sociedade goiana”.
Ela também observou que a recuperação fiscal e a melhoria da gestão do estado “são respaldadas por informações transparentes e de alta qualidade”, com o total apoio do governador e da Secretaria da Economia.
Ricardo Rezende, superintendente Central de Contabilidade e contador-Geral do Estado, acrescentou: “A conquista da Nota A e a primeira posição no ranking são resultados da consolidação do Serviço de Contabilidade de Goiás, que atualmente conta com mais de 100 contadores dedicados à precisão das informações, implementação de procedimentos contábeis patrimoniais, consolidação das contas públicas e busca contínua por transparência contábil e fiscal”. Ele também destacou o respaldo do governador e da secretária nesse processo.
Fonte: Secretaria da Economia – Governo de Goiás.