Nesta segunda-feira (22/05), o governador Ronaldo Caiado anunciou a implantação de dez novos Colégios Estaduais de Polícia Militar de Goiás (CEPMGs). O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa na qual também foi anunciada a convocação de 1.678 novos servidores concursados para a Polícia Militar e a Educação.
Durante o evento, Caiado ressaltou que essa medida chega em um momento em que a educação estadual está avançando na recuperação da aprendizagem e se tornando referência nacional.
“Estamos avançando na recuperação da educação em Goiás, sendo referência nacional, buscando romper o ciclo da pobreza com educação de qualidade”, destacou o governador.
Os novos CEPMGs estão sendo implantados nos municípios de Águas Lindas de Goiás, Bela Vista de Goiás, Cristalina, Cidade Ocidental, Goiânia, Mineiros, Planaltina, Padre Bernardo, Santo Antônio do Descoberto e Silvânia.
“50% desses colégios já estão em funcionamento. Eles serão implantados em localidades onde já temos escolas de tempo integral e escola regular, e agora teremos o Colégio Militar. Os outros 50% estão em fase de implantação e começarão a funcionar a partir de janeiro de 2024”, explicou a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli.
Com a adição dessas novas unidades, a rede estadual de ensino passará a contar com 76 CEPMGs. Isso inclui as Escolas Cívico-Militares de Goiás (ECIMs), que foram integradas aos colégios militares estaduais no início deste ano.
Além disso, o Governo de Goiás tem investido nos CEPMGs, fornecendo fardamento completo aos estudantes das unidades militares de ensino desde o ano passado, representando um investimento de mais de R$ 2,8 milhões em 2022. Os alunos também recebem kits de materiais escolares.
No início deste ano, foi lançado um projeto de Robótica Educacional específico para as turmas de 6º e 7º ano dos CEPMGs, com um investimento de R$ 10 milhões destinados à aquisição de equipamentos tecnológicos, materiais de robótica paradidáticos e tablets para essas unidades de ensino.
Saiba mais: Wilde Cambão propõe transformar duas escolas do Entorno em Colégios Estaduais da Polícia Militar
Fonte: Secretaria da Educação – Governo de Goiás



