Na primeira visita de Luiz Inácio Lula da Silva a Goiás desde o início de seu terceiro mandato, o governador em exercício, Daniel Vilela, cobrou medidas concretas para enfrentar a crise do transporte semiurbano no Entorno do Distrito Federal. O encontro ocorreu em Goiânia, na última sexta-feira (06/09), durante a inauguração de um novo trecho do BRT Norte-Sul.
Em seu discurso, Vilela destacou a importância de parcerias entre os governos estadual e federal para a realização de obras de infraestrutura, com ênfase na mobilidade urbana, e alertou para a urgência de soluções. “O povo do Entorno de Brasília vive uma situação dramática do ponto de vista do transporte. Quem determina e executa o serviço do transporte coletivo na região é a ANTT, uma agência que não tem como finalidade a execução das políticas públicas, e sim a regulação e a fiscalização. Nosso governo já se colocou à disposição para que possamos criar um consórcio interfederativo”, afirmou o governador em exercício.
A secretária do Entorno do DF, Caroline Fleury, reiterou o compromisso do Governo de Goiás em solucionar o problema, destacando a atuação no Grupo de Trabalho formado pelo Ministério dos Transportes. “Temos fornecido todos os dados necessários para que saia uma solução definitiva, sólida e que garanta a dignidade para o usuário”, declarou.
Desde o início de 2023, o governador Ronaldo Caiado apresentou uma proposta pública de integração dos diferentes entes federados para financiar o transporte no Entorno do DF. O diálogo avançou com a criação do Grupo de Trabalho, composto por representantes da ANTT, INFRA SA, Secretaria de Mobilidade do DF, Governo de Goiás e a Secretaria do Entorno.
Durante a inauguração, Lula entregou 60 novos ônibus para o sistema de transporte de Goiânia, considerado um modelo de sucesso com tarifa congelada há seis anos. Vilela reforçou que o objetivo é levar os avanços do sistema goianiense para o Entorno, destacando a necessidade de uma governança compartilhada entre os entes federados.
Fonte: Secretaria do Entorno do Distrito Federal – Governo de Goiás.