A expectativa em Goiás é de uma terceira safra de feijão excedendo recordes no ciclo 2022/2023, projetando um volume de 182,3 mil toneladas do grão. Isso representa um aumento de 4,8% em relação à safra anterior.
A notícia promissora é um dos principais destaques da edição de agosto do “Agro em Dados”, um boletim mensal publicado pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
A publicação oferece uma visão abrangente da feijocultura no estado, além de abordar seis outras cadeias importantes do setor agropecuário estadual: bovinos, suínos, frangos, lácteos, soja e milho.
Os indicadores relevantes para cada setor, como produção, produtividade, área plantada, valor bruto de produção (VBP), preços e exportações, são ilustrados por meio de gráficos e mapas no boletim “Agro em Dados”.
No que diz respeito ao feijão, o leitor tem acesso ao ranking dos principais municípios produtores em Goiás, com Cristalina liderando a lista.
A análise dos números é complementada pelas avaliações da equipe da Gerência de Inteligência de Mercado Agropecuário da Seapa.
O titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, destaca a relevância do produto na alimentação brasileira e realça o papel estratégico de Goiás na cadeia de produção de feijão.
Ele enfatiza que Goiás é o quarto maior produtor de feijão no país, representando quase 10% da produção nacional, além de ser o sexto maior exportador.
O boletim “Agro em Dados” também oferece um artigo do presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Ricardo Caixeta Ramos. No texto, ele explora a importância da cultura do feijão e destaca o papel proeminente do Brasil entre os maiores produtores mundiais do grão.
Ramos ressalta a importância do manejo integrado e do respeito às medidas fitossanitárias para proteger a produção contra ameaças, como a mosca branca.
Além disso, como parte dos esforços contínuos de aprimoramento, o “Agro em Dados” conduz uma pesquisa de opinião. O objetivo é compreender melhor o público leitor, avaliar a satisfação com a publicação e realizar ajustes para aprimorar o produto.
A edição de agosto do boletim está disponível no site da Seapa e oferece uma análise completa das informações fornecidas pela Gerência de Inteligência de Mercado Agropecuário da Superintendência de Produção Rural da Seapa, com dados provenientes de várias fontes, incluindo a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), a Ceasa/GO, o Ifag, o IBGE, a Conab, o Mapa e o Ministério da Economia.
Fonte: Agência Cora Coralina de Notícias.