Entorno Hoje

Goiás lidera como estado com menor índice de perdas de água na distribuição no Brasil

Estado se destaca como referência nacional em eficiência na prestação deste serviço à população.
Cano de PVC liberando água.
Foto: Freepik

Goiás ganha destaque na nova edição do estudo “Perdas de Água 2023 (Snis 2021): Desafios para Disponibilidade Hídrica e Avanço da Eficiência do Saneamento Básico no Brasil”. O estado foi apontado como líder nacional no quesito de menor índice de perdas de água na distribuição.

O estudo, divulgado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados, foi elaborado com base em dados públicos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis). A média nacional de perdas de água foi de 40,3%, o que significa que apenas 59,7% da água disponibilizada pelos prestadores de serviços é contabilizada como utilizada pelos consumidores.

Enquanto isso, Goiás registrou um índice de apenas 28,5%, sendo o único estado brasileiro com um índice inferior a 30%. O segundo colocado foi Mato Grosso do Sul, com 33,4%. Mais da metade dos 27 estados brasileiros apresentou um índice de perdas superior à média nacional.

A Saneago, tem atuado para reduzir ainda mais esses números. Ações como grandes forças-tarefas para identificar vazamentos ocultos, gestão das pressões manométricas e setorização das redes de distribuição são constantemente implementadas nos municípios atendidos pela empresa.

Além do destaque de Goiás como estado com menor índice de perdas de água na distribuição, o estudo também menciona as cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia como destaques municipais positivos. Ambas as cidades apresentaram índices de perdas de 19,5% e 22,8%, respectivamente.

Fonte: Saneago – Governo de Goiás.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também