Entorno Hoje

Goiás é o 5º estado do Brasil em qualidade de vida, revela IPS

Metodologia internacional destaca avanços em saúde, segurança e programas sociais no Estado de Goiás.
Foto: Secom
Foto: Secom

O estado de Goiás conquistou a 5ª posição no ranking de qualidade de vida da população, de acordo com o Índice de Progresso Social (IPS), uma metodologia internacional que avalia o bem-estar a partir de dados oficiais. À frente de Goiás estão São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais.

O IPS divide-se em três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos para o Bem-Estar e Oportunidades. O estudo utilizou 52 indicadores, filtrados de mais de 300, provenientes de órgãos como DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel e CadÚnico. O objetivo, segundo Beto Veríssimo, coordenador do IPS Brasil, é qualificar resultados como expectativa de vida, taxas de homicídios, poluição e acesso à educação superior, em vez de ranquear os maiores PIBs.

Goiânia, a capital do estado, destacou-se como a segunda capital com melhor qualidade de vida entre as 27 do país, com nota 70,49, e a quarta colocada no ranking nacional, sendo superada apenas por Gavião Peixoto (SP), Brasília (DF) e São Carlos (SP).

A nota geral de Goiás foi 62,79, refletindo a média dos municípios do estado. Este desempenho reflete os avanços divulgados pelo Governo de Goiás em diversas áreas:

Segurança: Goiás é referência nacional na redução dos índices de criminalidade, com números acima da média em saneamento básico, renda média e geração de emprego.

Saúde: A regionalização da saúde, com a inauguração de hospitais regionais, construção de policlínicas e expansão das unidades de tratamento intensivo (UTIs), melhorou significativamente a qualidade de vida no estado.

Social: Programas sociais robustos reduziram a desigualdade em Goiás. Entre 2019 e 2023, foram investidos cerca de R$ 7,5 bilhões em políticas de combate à pobreza e à extrema pobreza.

Moradia: O programa Pra Ter Onde Morar – Construção, iniciado em 2021, oferece moradias a custo zero para famílias de baixa renda. Até 2026, a meta é atender cerca de 10 mil famílias em todo o estado.

A primeira edição do IPS Brasil resulta de uma colaboração entre o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fundação Avina, Anattá – Pesquisa e Desenvolvimento, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e o Social Progress Imperative, destacando Goiás como um exemplo de progresso social e qualidade de vida.

Fonte: Agência Cora Coralina de Notícias.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também