Entorno Hoje

Goiás deve responder por quase um terço da produção brasileira de tomate

Lavouras goianas devem entregar 1,3 milhão de toneladas do fruto, volume 11,6% maior que o obtido no ano passado. IBGE projeta estado como quarto maior produtor de cereais, leguminosas e oleaginosas do país.
Goiás deve responder por 32,7% do volume total de tomate a ser produzido este ano no Brasil (Fotos: Enio Tavares/Seapa)

Produção de tomate em Goiás deve aumentar 11,6% em 2023, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com uma produção estimada em 1,3 milhão de toneladas, o estado deve responder por 32,7% do volume total de tomate a ser produzido no Brasil este ano. A área plantada de tomate no estado também deve crescer 8,5%, atingindo 13,6 mil hectares, com um rendimento médio de 93,8 toneladas por hectare, aumento de 2,9% em relação ao ano passado.

Além disso, Goiás é o quarto maior produtor de cereais, leguminosas e oleaginosas, com uma produção estimada de 27,8 milhões de toneladas em 2023, segundo o LSPA do IBGE. As culturas de algodão, arroz, girassol, milho safrinha e sorgo são responsáveis pelo bom desempenho do estado. As produções de mandioca e uva também devem registrar expansão em 2023, de acordo com o Instituto.

Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, os números indicam que a produção agrícola goiana segue avançando, mesmo com as condições climáticas desafiadoras para algumas culturas, como a soja. A Conab também divulgou estimativas de produção nesta quinta-feira, com uma revisão para cima da projeção para a safra goiana no ciclo atual. A produção goiana de milho deve atingir 12,5 milhões de toneladas na Safra 2022/2023, crescimento de 29,2%, enquanto a projeção para a soja é de aumento de 1,4%, chegando a 17,6 milhões de toneladas.

Fonte: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Governo de Goiás

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também