O Programa Goiás de Fibra, desenvolvido pela Secretaria-Geral de Governo, tem como objetivo conectar os 246 municípios goianos por meio da implantação de redes de fibra ótica. O programa está em fase de elaboração dos projetos, e a próxima etapa será o processo licitatório. O investimento previsto é de R$400 milhões, e a intenção é abranger todas as regiões do estado, promovendo a conectividade de última geração.
As redes de fibra ótica, projetadas em grandes anéis ópticos, percorrerão os principais centros urbanos na primeira etapa do projeto. Isso atende a aproximadamente 40% dos municípios goianos. Os demais municípios serão interligados por meio de ramificações durante a segunda etapa. Após a conclusão dessa estrutura, será possível promover a interligação dos municípios limítrofes.
Goiás de Fibra
A princípio o Governo de Goiás busca parcerias com os municípios interessados em aproveitar a rede implantada para atender os órgãos públicos estaduais. Além disso, estão em contato com municípios que já possuem suas próprias redes, como Aparecida de Goiânia e Catalão, para estabelecer convênios nos locais em que a infraestrutura já exista.
Após a conclusão do projeto, espera-se a instalação de pelo menos 2.300 pontos de conectividade em órgãos públicos do estado. O objetivo é melhorar a conectividade dos órgãos estaduais, incluindo escolas, hospitais e unidades de segurança pública. A rede de alta capacidade e última geração de transmissão de dados também permitirá que os cidadãos goianos tenham acesso rápido aos serviços e benefícios disponibilizados online.
A iniciativa visa facilitar o envio de exames e imagens médicas para análise em tempo hábil, mesmo quando realizados em regiões mais distantes. Além disso, busca-se promover a digitalização dos serviços e criar condições para que as pessoas, independentemente de onde vivam. O acesso à educação à distância, empregos remotos, comércio eletrônico e transmissão de dados com maior precisão e rapidez.
Como preparação para a eficiente utilização da conectividade, as Escolas do Futuro e Colégios Tecnológicos em todas as regiões do estado estão oferecendo cursos na área. O programa Goiás de Fibra representa um avanço importante para o estado, impulsionando o desenvolvimento tecnológico e a inclusão digital dos cidadãos goianos.



