Entorno Hoje

Goiás bate recorde histórico na produção e produtividade de soja em 2024/25

Com aumento de 21,4% na safra, Estado alcança 20,4 milhões de toneladas e assume liderança nacional em produtividade
Wenderson Araujo/CNA.

A produção de soja em Goiás na safra 2024/2025 atingiu um valor inédito, segundo o 11º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab): foram colhidas 20,4 milhões de toneladas, um salto de 21,4% em relação ao ciclo anterior. Esse resultado coloca o Estado entre os destaques do agronegócio brasileiro.

O avanço se deve à combinação de maior área plantada — que chegou a 4,9 milhões de hectares, (+2,5%) — e a expressiva elevação da produtividade média, que subiu 18,4%, atingindo a marca recorde de 4,1 toneladas por hectare.

Com esse desempenho, Goiás consolida-se como o líder nacional em produtividade da soja e permanece como o terceiro maior produtor do país. Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, “esse resultado histórico reforça o trabalho conjunto entre produtores, pesquisadores, técnicos e políticas públicas eficientes. Com o apoio do Governo de Goiás, os produtores rurais seguem garantindo a produtividade, a competitividade e a sustentabilidade no campo”.

Outros detalhes sobre as cadeias agropecuárias do Estado podem ser acompanhados na Plataforma Aroeira, iniciativa da Seapa voltada à Inteligência de Mercado Agropecuário.

Fonte: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Governo de Goiás.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também