Entorno Hoje

Goiás avança na segurança pública com câmeras inteligentes no Entorno do DF

Licitação para instalação de 331 câmeras de videomonitoramento em sete cidades será concluída até o início de 2025; projeto visa integrar segurança pública e reduzir crimes na região.
Foto: Divulgação

A licitação para a instalação de 331 câmeras de videomonitoramento, parte do Programa Cidades Inteligentes do Governo de Goiás, será concluída no primeiro trimestre de 2025. O projeto contempla sete municípios do Entorno do DF: Águas Lindas de Goiás, Formosa, Luziânia, Planaltina, Cidade Ocidental, Valparaíso e Santo Antônio do Descoberto. Segundo o superintendente de Tecnologias Integradas da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO), Coronel Sebastião Nolasco, os equipamentos irão transmitir dados em tempo real para as forças de segurança, utilizando tecnologias de ponta como o reconhecimento facial e a leitura automática de placas de veículos.

“Essa gestão marcou uma virada na segurança pública do Entorno, com redução nos índices de violência. A instalação das câmeras de videomonitoramento consolida o compromisso do Governo de Goiás com a nossa região”, destacou Caroline Fleury, secretária de Estado do Entorno (SEDF-GO).

A iniciativa, coordenada pela Secretaria-Geral do Governo (SGG), prevê que as câmeras, além de monitorar crimes, possam localizar pessoas desaparecidas e procuradas pela Justiça. Para o subsecretário de Cidades Inteligentes da SGG, Renato Lyra, o sistema vai transformar a segurança no Entorno. “Se uma pessoa desaparece em Planaltina, a polícia poderá rastrear se ela foi vista por uma câmera em Formosa”, explicou.

Com previsão de execução ainda no primeiro semestre de 2025, o Governo de Goiás busca trazer mais eficiência e tecnologia para a segurança pública. A expectativa é que, futuramente, outros órgãos possam acessar as imagens para melhorar serviços em várias áreas.

Fonte: Secretaria do Entorno de Goiás | Governo de Goiás.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também