Entorno Hoje

Goiás assina pacto pela primeira infância com foco na proteção e desenvolvimento de crianças

Goiás é pioneiro na assistência para mães com crianças de até seis anos, com 140 mil famílias atendidas desde 2021. Pacto tem objetivo de viabilizar ações que contemplem os primeiros anos de vida.
Foto: Cristiano Borges
Foto: Cristiano Borges

A primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, apresentou os resultados da proteção dos direitos e da redução da vulnerabilidade das crianças na primeira infância durante a assinatura do Pacto Goiano pela Primeira Infância.

O evento, realizado no Tribunal de Contas do Estado, contou com a presença de prefeitos e gestores de diversos municípios que se comprometeram a resguardar as crianças no início da vida. Gracinha Caiado destacou o Programa Mães de Goiás, que fornece auxílio mensal de R$ 250 para mães na extrema pobreza, beneficiando mais de 140 mil famílias.

Ela ressaltou a importância de garantir condições para que as mães cuidem de seus filhos, permitindo um desenvolvimento saudável. Além disso, a iniciativa faz parte do eixo protetivo do Goiás Social e envolve consultoria da Unesco para a elaboração de planos municipais da primeira infância e a criação de conselhos e fundos municipais.

O evento enfatizou a necessidade de um grande pacto federativo pela primeira infância, com ênfase na prioridade dada a essa fase na Constituição Federal de 1988.

Fonte: Agência Cora Coralina de Notícias.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também