Duas estudantes da rede estadual de Novo Gama estão entre os destaques do Prêmio Redação Enem, iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-GO). Allana Barros Oliveira, do Colégio Estadual Jorge Amado, e Geovanna dos Santos Benedito, do Cepi Cruzeiro do Sul, conquistaram 980 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e foram premiadas na última quinta-feira (6), em solenidade no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia.
O governador Ronaldo Caiado entregou pessoalmente o prêmio, que concedeu R$ 5 mil para cada aluna e para suas professoras orientadoras, Kellen Cristina Santos e Ana Caroline Silva. No total, dez estudantes e dez professores da rede estadual foram contemplados. Durante a cerimônia, o governador ressaltou a importância do incentivo à educação e do reconhecimento ao mérito acadêmico. “Trabalhamos para dar igualdade de condições a todos os alunos. Respeitamos, enaltecemos e premiamos aqueles que se destacaram. Vocês são os líderes que queremos formar”, afirmou Caiado.
A secretária do Entorno, Caroline Fleury, celebrou o desempenho das alunas e destacou a relevância da premiação para a educação na região. “O que nos orgulha e nos alegra é saber que, entre os dez estudantes premiados em todo o estado de Goiás, duas são de Novo Gama. Isso demonstra a capacidade dos nossos alunos e a importância de incentivá-los cada vez mais”, afirmou.
A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, lembrou que o governador apoiou imediatamente a criação do prêmio e encaminhou a proposta para aprovação na Assembleia Legislativa. “Cada vez mais que os nossos estudantes são incentivados, fica a prova da capacidade deles”, disse.
A coordenadora regional de Educação em Novo Gama, Carla Moreno, também ressaltou os impactos positivos do programa. “O incentivo financeiro desperta nos alunos e professores um espírito saudável de competição, elevando o nível de ensino e o desempenho nas provas”, pontuou.
Prêmio Redação Enem
Criado pela Lei nº 23.043/2024, o Prêmio Redação Enem tem como principais objetivos reduzir a abstenção no exame, melhorar o desempenho dos estudantes e incentivar o acesso ao ensino superior. Além disso, a iniciativa estimula as escolas a adotarem estratégias pedagógicas mais eficazes, garantindo resultados ainda melhores no futuro.
Fonte: Secretaria do Entorno do Distrito Federal e Secretaria de Comunicação | Governo de Goiás.