Entorno Hoje

Embrapa expande cultivo de trigo tropical para novas regiões do Brasil

Levantamento da Embrapa Territorial mapeou 2,7 milhões de hectares na região do Cerrado que podem ser cultivados com trigo, sem necessidade de abrir novas áreas.
Foto: Joseani Antunes

A Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, está prospectando novas regiões para o cultivo de trigo tropical no Brasil. O avanço da soja para o Centro-Oeste do país abriu espaço para o trigo, que teve seu programa de melhoramento genético intensificado na década de 1980 pela Embrapa.

Com o apoio da pesquisa e o setor produtivo melhor organizado, o trigo expandiu e hoje conta com o cultivo indicado para os estados de SP, MG, MS, MT, BA, GO e DF. Novas fronteiras nas regiões Norte e Nordeste do Brasil estão sendo prospectadas pela pesquisa em parceria com produtores, indústria moageira e institutos federais de pesquisa.

O Núcleo Avançado de Trigo Tropical da Embrapa, localizado em Uberaba, MG, é responsável pelo desenvolvimento de ações em melhoramento genético, manejo e transferência de tecnologia para o trigo tropical. Já a Embrapa Cerrados, em Planaltina, DF, é outro importante apoio para a expansão do cultivo de trigo no país.

No Rio Grande do Sul, atualmente o maior produtor de trigo do Brasil, também estão sendo abertas novas fronteiras para o cereal. O avanço da soja na Metade Sul do Estado abriu espaço para a triticultura, seja para a produção de grãos ou como forragens para engorda do gado no inverno.

Além disso, sistemas de drenagem em áreas de várzea, em rotação com arroz e milho, estão sendo desenvolvidos em parceria para a Embrapa Clima Temperado, assim como modelos de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) com cereais de inverno estão sendo avaliados em conjunto com a Embrapa Pecuária Sul.

De acordo com um levantamento da Embrapa Territorial, existem 2,7 milhões de hectares na região do Cerrado que podem ser cultivados com trigo, sem necessidade de abrir novas áreas. A expansão do cultivo de trigo no Brasil tem potencial para impulsionar a produção nacional de alimentos e gerar oportunidades para produtores e empresas do setor agropecuário.

Fonte: Embrapa

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também