Com grande parte das obras executadas, a inauguração da Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Valparaíso de Goiás está próxima. O investimento do Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), trará cursos de formação profissional gratuitos, focados no setor de tecnologia e inovação.
A proposta visa proporcionar conhecimentos, habilidades e mentalidades inovadoras de forma gratuita, visando capacitar jovens do Ensino Médio, Ensino Superior e indivíduos que buscam reinserção profissional ou desejam empreender, com o intuito de capacitá-los a serem agentes de transformação.
A estrutura da EFG em Valparaíso seguirá o modelo e padrão das quatro unidades já em operação no estado. A unidade, com uma área de 5,5 mil metros quadrados, abrigará 12 salas de aula, biblioteca, laboratórios, auditório, quadra poliesportiva, cantina e espaço de convivência. Anualmente, serão oferecidas cerca de 3.648 vagas em cursos de capacitação, qualificação e técnica, nas modalidades presencial, a distância e online, todos gratuitos.
A EFG de Valparaíso também será equipada com laboratórios de robótica, Inove Lab (para prototipagem), eletrônica, STEAM, criatividade, tecnologias de automação, inteligência artificial, e-sports e informática. Além dos laboratórios, a unidade contará com dois ambientes de inovação: um espaço de coworking e uma área de pré-incubação.
O prefeito Pábio Mossoró expressou sua gratidão: “Agradeço ao governador Ronaldo Caiado por esse investimento significativo. Essa é uma iniciativa de educação de qualidade e gratuita do Governo de Goiás, que terá um impacto substancial em nosso município”. A inauguração da EFG em Valparaíso de Goiás promete não apenas enriquecer a educação local, mas também impulsionar a formação de indivíduos aptos a enfrentar os desafios da indústria de tecnologia e inovação.