Entorno Hoje

Edital quer fortalecer cadeia produtiva de frutos nativos do Cerrado

A chamada será executada em duas etapas. Para esta primeira fase, as inscrições para a Chamada Teia de soluções já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 2 de junho.
São frutos que possuem alto valor nutricional, sabor e aroma característicos e que são desconhecidos muitas vezes pelos brasileiros. Foto: Agência Cora Coralina de Notícias.
São frutos que possuem alto valor nutricional, sabor e aroma característicos e que são desconhecidos muitas vezes pelos brasileiros. Foto: Agência Cora Coralina de Notícias.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) está com inscrições abertas para a Chamada 02/2023 – Produtos e Serviços da Natureza: Soluções para fortalecer as cadeias da sociobiodiversidade. Em parceria com o governo goiano e a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza (FGB), a iniciativa busca desenvolver soluções práticas e inovadoras para fortalecer as cadeias produtivas de frutos nativos do Cerrado de Goiás.

A chamada será realizada em duas etapas. As inscrições para a Chamada Teia de Soluções já estão abertas e podem ser feitas até o dia 2 de junho. Os participantes devem propor ideias multidisciplinares e colaborativas para enfrentar os desafios relacionados à conservação da natureza e ao fortalecimento das cadeias produtivas do Cerrado.

No total, serão investidos até R$ 1 milhão na chamada para o Cerrado de Goiás, com o objetivo de buscar, selecionar e aprimorar soluções para a conservação da natureza nessa região. Além disso, serão investidos mais R$ 3 milhões em biomas de outras regiões do Brasil.

A participação no processo seletivo é gratuita. As propostas serão avaliadas em duas fases, com seleção inicial seguida de uma etapa de detalhamento, na qual os proponentes receberão mentorias para aprimorar suas soluções. O resultado com as soluções selecionadas será divulgado em outubro deste ano.

Os produtos da sociobiodiversidade são recursos e serviços oferecidos por comunidades locais, provenientes da natureza. Esses produtos são nativos da região e comercializados de forma responsável e sustentável, sem impacto negativo ao meio ambiente. O desafio lançado para o Cerrado de Goiás é fortalecer as cadeias produtivas de frutos nativos por meio de inovação e atuação comunitária.

O Cerrado possui uma grande diversidade de frutos, como cajuzinho, pequi, buriti, murici, mangaba, mama-cadela, baru, umbu, araticum, bacuri, cagaita, bocaiuva e licuri. Esses frutos possuem alto valor nutricional, sabor e aroma característicos, mas muitas vezes são desconhecidos pelos brasileiros ou consumidos apenas de forma simples.

Para mais informações e acesso ao formulário de inscrição, acesse o site da Fapeg em www.fapeg.go.gov.br e clique na aba “Editais”.

Fonte: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – Governo de Goiás

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também